Mallarmé – Angústia

Não vim domar teu corpo esta noite, ó cadela
Que encerras os pecados de um povo, ou cavar
Em teus cabelos torpes a triste procela
No incurável fastio em meu beijo a vazar:

Busco em teu leito o sono atroz sem devaneios
Pairando sob ignotas telas do remorso,
E que possas gozar após negros enleios,
Tu que acima do nada sabes mais que os mortos:

Pois o Vício, a roer minha nata nobreza,
Tal como a ti marcou-me de esterilidade,
Mas enquanto teu seio de pedra é cidade.

De um coração que crime algum fere com presas,
Pálido, fujo, nulo, envolto em meu sudário,
Com medo de morrer pois durmo solitário.

Torre Eiffel (noite)

Sobre Vítor Costa

Um insistente amador na arte do pensamento. Acha que a existência é feita da mesma matéria que compõe os sonhos. E que cada situação é uma ocasião de aprendizado. Mas que podemos, sim, estar à deriva num infinito de absurdo.
Esse post foi publicado em Despojos e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Mallarmé – Angústia

  1. JoãoB disse:

    Bela tradução, foi tu que fez?

    há, Mallarmé vampirão, foi Baudelaire que o transformou!

  2. Victor disse:

    Eu quase decidi mentir que a tradução é minha, mas infelizmente não é. =P

    Isso, ficam os dois debatendo nos cafés franceses, e de vez em quando o Oscar Wilde ou o Rimbaud os visita. Não ao mesmo tempo, porque o Wilde pode fazer alguma coisa com o Rimbaud. =P

Deixe um comentário

