Mundos paralelos: a utopia dos arrependidos

A reflexão sobre experiências pretéritas é perpétua fonte de re-significação dessas experiências. É por isso que vou falar de um filme que assisti esse ano na mesma perspectiva em que tecerei comentários sobre um que já faz parte da minha lista de favoritos há pelo menos dez. E é nesse sentido que mencionarei, também, outros dois filmes que vão compor a linha dessa reflexão, guiada por uma ideia: um mundo paralelo é a utopia da pessoa arrependida.

A ideia é tão simples quanto os filmes através dos quais pretendo expô-la. E se tratam de quatro filmes, dos quais falarei na ordem em que foram lançados, que não foi necessariamente a ordem na qual os assisti: Vanilla Sky (2001), Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004), Mr. Nobody (2009) e A Origem (2010).

Cada um desses quatro filmes propõe um cenário a partir do qual seus protagonistas têm a chance – simbólica, imaginária, real ou surreal – de corrigir as conseqüências de suas escolhas. O caráter dessas escolhas, em todos os quatro filmes, diz respeito ao âmbito afetivo ou sentimental da vida dos personagens. O sentido dessas escolhas, contudo, é profundamente existencial. Assim, minhas considerações terão – como não poderiam deixar de ter – pretensão filosófica, sobretudo na medida em que não disponho de recursos técnicos ou teóricos para realizar uma crítica cinematográfica qualificada. E o anúncio da empreitada tem o sentido de convite aos meus (poucos, mas bons) interlocutores para, em caso de interesse, assistirem os referidos filmes e, eventualmente, debatê-los aqui no blog.

 

Até breve!

Sobre Vítor Costa

Um insistente amador na arte do pensamento. Acha que a existência é feita da mesma matéria que compõe os sonhos. E que cada situação é uma ocasião de aprendizado. Mas que podemos, sim, estar à deriva num infinito de absurdo.
Esse post foi publicado em Despojos, Fábulas Para Entristecer, Filosofança. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Mundos paralelos: a utopia dos arrependidos

  1. Marcio_LG disse:

    Tenho particular estima por esses quatro filmes. ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s