“Se eu quisesse que você fosse como eu…” – um diálogo em ‘House, M.D.’

– “Noradrenalina e as experiências quase-morte.” Meu Deus. Você viu Deus?
– Ela viu. Ela quer voltar ao monastério.
– Então você está preparando uma apresentação de PowerPoint para mantê-la em seu jardim de delícias. Você é um idiota.
– Por eu ter encontrado alguém que eu amo?
– Porque você é um idiota. Ao menos os dois têm isso em comum. Sentimentos baseados em um processo químico. Você acabou de dormir com ela. Seu cérebro está explodindo com ocitocina. Acha que isso irá durar por anos?
– Ela está jogando a vida fora por uma fé cega.
– Assim como você! Ela achou algo para construir a vida dela. É uma ilusão, mas parece que ela aceitará uma leve ignorância. E você quer tirar isso dela?
– Quantas vezes você jogou a verdade na cara das pessoas?
– Porque é a verdade, não porque viverão felizes para sempre. Ou o seu relacionamento acaba como qualquer outro romance sem magia, ou ela fica com você mas o culpa por retirar o significado da vida dela.
– Isso não tem nada a ver com a verdade. Você não gosta de eu estar reavaliando minha vida. Que eu quero mudá-la, que eu posso mudá-la.
– Qualquer um pode bagunçar uma vida. Eu nunca disse que não fosse possível.
– Você é incapaz de uma conexão humana, então quer que todos sejam como você.
– Se eu quisesse que você fosse como eu… Eu estaria insistindo que você fizesse uma estúpida e teimosa decisão que estragará a sua vida e o deixará sozinho e infeliz. Você reavalia a sua vida quando você comete erros. Você não cometeu.

House and Chase12º episódio da 8ª temporada. Imagem meramente ilustrativa.

Sobre Vítor Costa

Um insistente amador na arte do pensamento. Acha que a existência é feita da mesma matéria que compõe os sonhos. E que cada situação é uma ocasião de aprendizado. Mas que podemos, sim, estar à deriva num infinito de absurdo.
Esse post foi publicado em Despojos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

